Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Artigo de aluno da UBI selecionado entre os 10 melhores artigos em conferência internacional

Artigo de aluno da UBI selecionado entre os 10 melhores artigos em conferência internacional

  2 de fevereiro de 2021  

Img:

Gonçalo Pacheco apresentou um trabalho baseado na investigação desenvolvida durante a dissertação de mestrado realizada na UBI. Aborda o impacto ambiental e a dependência de combustíveis fósseis no sector aeronáutico.

Um artigo apresentado por Gonçalo Pacheco, Mestre em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior (UBI), na 21st Annual Conference on Liquid Atomization and Sprays Systems foi eleito para a lista de 10 melhores trabalhos apresentados no evento científico internacional. Intitulado “Combustion behavior of Jet-A1 single droplets and its blends with Hydroprocessed Vegetable Oil in a drop tube furnace”, o artigo resultou da investigação desenvolvida durante a dissertação de mestrado realizada na UBI.

O trabalho, que esteve em destaque no congresso que decorreu em outubro, na Universidade de Jiangsu, na cidade de chinesa de Zhenjiang, aborda o impacto ambiental e a dependência de combustíveis fósseis no sector aeronáutico, numa altura em que a procura por combustíveis alternativos e ecológicos é um dos principais desafios para este sector, no futuro.

Uma possível solução pode ser a mistura de biocombustíveis com combustível de aviação, o que permitiria o uso de combustível mais ecológico e a redução de gases de efeito estufa e emissões, sem alterações significativas nas frotas existentes das empresas, isto é, o desenvolvimento de um combustível “drop-in”. Neste contexto, este trabalho examina as características de ignição e combustão de gotas isoladas de jet-A1 (JF), óleo vegetal hidroprocessado (NExBTL) e suas misturas num forno de queda livre (DTF).

Os restantes autores do artigo são os professores Mário Costa, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da UL, falecido no passado mês de junho, e André R. R. Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Aeroespaciais e Coordenador Científico da unidade I&D AEROG sediada na UBI.

Gonçalo Pacheco é e atualmente aluno de doutoramento do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-02-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.