3. Docentes da UBI na “task force” de cientistas comportamentais

Docentes da UBI na “task force” de cientistas comportamentais

11 de março de 2021

Duarte Sequeira e Miguel Telo de Arriaga indicados para o grupo de apoio ao Governo que vai estudar o combate à pandemia.

Duarte Sequeira, docente de Liderança e Gestão em Saúde, e Miguel Telo de Arriaga, docente na Unidade Curricular (UC) de Medicina Preventiva, no curso de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) são dois elementos escolhidos para a mais recente “task force” de cientistas comportamentais criada pelo Governo, dedicada à área da saúde, mais especificamente à COVID-19.

Diplomado em Medicina pela UBI, Duarte Sequeira integra a “task force” na qualidade de elemento dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Nesta estrutura nacional, tem estado envolvido em tarefas relacionadas com o combate à pandemia de COVID-19.

Quanto a Miguel Telo de Arriaga, faz parte da Direção-Geral da Saúde, como Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar. Tem desenvolvido trabalho na coordenação de projetos na área da Promoção da Saúde, Literacia em Saúde e Implementação de Políticas de Saúde. É investigador e colabora em diferentes grupos de peritos internacionais.

Duarte Sequeira e Miguel Arriaga vão ter agora um papel, juntamente com os restantes cientistas, de produzir estudos que ajudem o Governo a passar uma mensagem às populações sobre os comportamentos individuais e coletivos recomendados, em cada momento e situação social, para lidar de forma eficaz com a pandemia.

Os cientistas vão também estudar os fatores individuais, sociais e ambientais que facilitam ou inibem o contágio da doença e consequente explicação e previsão de alterações ao comportamento e expetativas de adesão futuras.

O grupo é liderado por Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa) e integra ainda António Silva (Instituto Superior de Economia e Gestão), Cristina Godinho (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), Marta Moreira Marques (Trinity Centre for Practice and Healthcare Innovation), Osvaldo Santos (Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa) e Rui Gaspar (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica).

A ligação com o Governo caberá ao secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes.

Notícia atualizada a 12 de março de 2021.

Data da última atualização: 2021-03-11