Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docentes da UBI na “task force” de cientistas comportamentais

Docentes da UBI na “task force” de cientistas comportamentais

  11 de março de 2021  

Img:

Duarte Sequeira e Miguel Telo de Arriaga indicados para o grupo de apoio ao Governo que vai estudar o combate à pandemia.

Duarte Sequeira, docente de Liderança e Gestão em Saúde, e Miguel Telo de Arriaga, docente na Unidade Curricular (UC) de Medicina Preventiva, no curso de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) são dois elementos escolhidos para a mais recente “task force” de cientistas comportamentais criada pelo Governo, dedicada à área da saúde, mais especificamente à COVID-19.

Diplomado em Medicina pela UBI, Duarte Sequeira integra a “task force” na qualidade de elemento dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Nesta estrutura nacional, tem estado envolvido em tarefas relacionadas com o combate à pandemia de COVID-19.

Quanto a Miguel Telo de Arriaga, faz parte da Direção-Geral da Saúde, como Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar. Tem desenvolvido trabalho na coordenação de projetos na área da Promoção da Saúde, Literacia em Saúde e Implementação de Políticas de Saúde. É investigador e colabora em diferentes grupos de peritos internacionais.

Duarte Sequeira e Miguel Arriaga vão ter agora um papel, juntamente com os restantes cientistas, de produzir estudos que ajudem o Governo a passar uma mensagem às populações sobre os comportamentos individuais e coletivos recomendados, em cada momento e situação social, para lidar de forma eficaz com a pandemia.

Os cientistas vão também estudar os fatores individuais, sociais e ambientais que facilitam ou inibem o contágio da doença e consequente explicação e previsão de alterações ao comportamento e expetativas de adesão futuras.

O grupo é liderado por Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa) e integra ainda António Silva (Instituto Superior de Economia e Gestão), Cristina Godinho (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), Marta Moreira Marques (Trinity Centre for Practice and Healthcare Innovation), Osvaldo Santos (Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa) e Rui Gaspar (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica).

A ligação com o Governo caberá ao secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes.


Notícia atualizada a 12 de março de 2021.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.