3. STOP AGEING inicia treinos com os idosos na Misericórdia do Fundão

STOP AGEING inicia treinos com os idosos na Misericórdia do Fundão

•   12 de abril de 2021

O projeto destina-se a melhorar as capacidades físicas e cognitivas de idosos institucionalizados.

Ficheiro com o nome: eeagrants

O projeto STOP AGEING já iniciou as sessões de treino em Portugal com os utentes da Santa Casa da Misericórdia do Fundão. Estão a ser desenvolvidas atividades nas instalações na instituição, recorrendo a diversos equipamentos, para alcançar os objetivos do projeto: contribuir para a preservação e melhoria da capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados, através da implementação de programas de treino de força em Portugal e na Noruega. Trata-se de um projeto inovador na forma como será executado, que contará com a participação de 80 idosos institucionalizados.

O STOP AGEING é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), através do Departamento de Ciências do Desporto (DCD), e tem como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University, localizada na cidade norueguesa de Bodo. O financiamento é proveniente do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants. Visa a promoção da prática regular de exercício físico em idosos em lares e centros de dia da região da Cova da Beira e em Bodo.

Coordenado por Daniel Marinho, do DCD, o projeto conta também, na equipa da UBI, com os docentes Mário Marques, Henrique Neiva e Ricardo Ferraz e, ainda, pelo doutorando Diogo Marques. Na Santa Casa da Misericórdia do Fundão são responsáveis os animadores sócio-culturais e técnicos de exercício físico César Serrão e Cláudia Andresson e a coordenadora técnica Alice Rosa. Da parte da Nord University, a equipa é constituída pelo docente Roland van den Tillaar e os seus técnicos.

O arranque das sessões do projeto luso-norueguês foi destacado na página do Facebook da Embaixada da Noruega em Portugal. A representação deste país nórdico em Portugal salienta na rede social que importância de “garantir que todos têm a possibilidade de viver uma vida saudável e uma forma de o conseguir é manter-se ativo” e que “a atividade física não só aumenta a força e previne quedas, mas também estimula o aumento do contacto social e novas experiências”.

Data da última atualização: 2021-04-12