Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Alunos de Engenharia Aeronáutica conquistam Concurso Pontes de Esparguete

Alunos de Engenharia Aeronáutica conquistam Concurso Pontes de Esparguete

  21 de dezembro de 2021  

Img:

A competição comemorou 20 anos e foi aproveitada para recordar todos os que contribuíram para o engrandecimento da iniciativa.

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) promoveu o 20.º Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2021). Nesta edição especial foi recordado e salientado o percurso desta atividade pedagógica que já faz parte da Faculdade de Engenharia da UBI.

O programa incluiu um momento de retrospetiva do evento, uma homenagem ao Eng. Humberto Santos, que esteve na génese da iniciativa na UBI, e foi feito um agradecimento a todos os professores, técnicos e alunos que auxiliaram à evolução do concurso.

“Esta prática lúdico-pedagógica, pelas suas características, levou à disseminação do evento, assim como da UBI, em instituições de ensino secundário, noutras instituições de Ensino Superior e até mesmo além-fronteiras”, refere Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora CPE 2021 e docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica.

No plano da competição, a 20ª edição teve como vencedor, na categoria “Resistência”, Dany Cardoso, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. A ponte que levou a concurso suportou a carga de 27,44 kg.

“Apesar de ser um valor afastado do recorde de carga atingido em 2014 (167 kg), é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada. Das pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, é de sublinhar a participação de uma ponte construída por uma equipa de alunos de Academia Júnior de Ciências da UBI, que atingiu o 2º lugar (21,52 kg)”, explica Pedro Diniz Gaspar.

A categoria “Estética” teve como vencedor Nuno Quitério, também aluno de Engenharia Aeronáutica.

O CPE 2021 decorreu no dia 15 de dezembro, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia. Apesar da crise sanitária, a edição dos 20 anos do evento foi realizada seguindo todas as regras de segurança.

Categoria "Resistência"
1º prémio: Carga = 27,44 kg | Dany Cardoso, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
2º prémio: Carga = 21,52 kg | Luciana Gil, Beatriz Massano, André Teixeira, Academia Júnior de Ciências, UBI
3º prémio: Carga = 17,10 kg | Nuno Quitério, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.

Categoria "Estética"
A análise das características estéticas e arquitectónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri constituído pela Prof.ª Bertha Santos e pelo Prof. João Paulo Delgado, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, e pelo Prof. Júlio Londrim, do Departamento de Artes.

1º prémio: Nuno Quitério, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
2º prémio: Matilde Silva, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
3º prémio: Bartolomeu Kapalandanda, Engenharia Electromecânica (1º ciclo), UBI.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-12-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.