3. Alunos de Engenharia Aeronáutica conquistam Concurso Pontes de Esparguete

Alunos de Engenharia Aeronáutica conquistam Concurso Pontes de Esparguete

•   21 de dezembro de 2021

A competição comemorou 20 anos e foi aproveitada para recordar todos os que contribuíram para o engrandecimento da iniciativa.

Ficheiro com o nome: pontes_2021

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) promoveu o 20.º Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2021). Nesta edição especial foi recordado e salientado o percurso desta atividade pedagógica que já faz parte da Faculdade de Engenharia da UBI.

O programa incluiu um momento de retrospetiva do evento, uma homenagem ao Eng. Humberto Santos, que esteve na génese da iniciativa na UBI, e foi feito um agradecimento a todos os professores, técnicos e alunos que auxiliaram à evolução do concurso.

“Esta prática lúdico-pedagógica, pelas suas características, levou à disseminação do evento, assim como da UBI, em instituições de ensino secundário, noutras instituições de Ensino Superior e até mesmo além-fronteiras”, refere Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora CPE 2021 e docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica.

No plano da competição, a 20ª edição teve como vencedor, na categoria “Resistência”, Dany Cardoso, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. A ponte que levou a concurso suportou a carga de 27,44 kg.

“Apesar de ser um valor afastado do recorde de carga atingido em 2014 (167 kg), é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada. Das pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, é de sublinhar a participação de uma ponte construída por uma equipa de alunos de Academia Júnior de Ciências da UBI, que atingiu o 2º lugar (21,52 kg)”, explica Pedro Diniz Gaspar.

A categoria “Estética” teve como vencedor Nuno Quitério, também aluno de Engenharia Aeronáutica.

O CPE 2021 decorreu no dia 15 de dezembro, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia. Apesar da crise sanitária, a edição dos 20 anos do evento foi realizada seguindo todas as regras de segurança.

Categoria "Resistência"
1º prémio: Carga = 27,44 kg | Dany Cardoso, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
2º prémio: Carga = 21,52 kg | Luciana Gil, Beatriz Massano, André Teixeira, Academia Júnior de Ciências, UBI
3º prémio: Carga = 17,10 kg | Nuno Quitério, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.

Categoria "Estética"
A análise das características estéticas e arquitectónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri constituído pela Prof.ª Bertha Santos e pelo Prof. João Paulo Delgado, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, e pelo Prof. Júlio Londrim, do Departamento de Artes.

1º prémio: Nuno Quitério, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
2º prémio: Matilde Silva, Engenharia Aeronáutica (Mestrado Integrado), UBI.
3º prémio: Bartolomeu Kapalandanda, Engenharia Electromecânica (1º ciclo), UBI.

Data da última atualização: 2021-12-21