3. UBI participa em mais um projeto internacional sobre empreendedorismo e economia circular

•   31 de janeiro de 2022

O RE-START integra sete organizações de cinco países europeus, entre os quais a UBI.

Ficheiro com o nome: ProjetoRe-Start

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no Projeto RE-START - Reinforcing the circular economy model for START-ups, um consórcio internacional financiado pelo Programa Erasmus+ e que tem como público-alvo alunos, professores e outros profissionais de instituições de ensino superior.

O Projeto RE-START integra sete organizações de cinco países europeus e pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que fomentem o empreendedorismo na economia circular. O projeto será levado a efeito por um grupo de trabalho constituído por universidades e consultoras. A UBI é a única entidade portuguesa participante no projeto, que integra ainda organizações de Espanha, Polónia, Grécia e Chipre. O RE-START contará também com a colaboração de empresas e start-ups ligadas à economia circular.

O objetivo do projeto é criar um conjunto de ferramentas úteis para o desenvolvimento de um plano de negócios circular. Além disso, será desenvolvido um programa de formação virtual com Recursos Educacionais Abertos (OER) e um Curso Online Aberto Massivo (MOOC). O RE-START visa fornecer aos jovens os conhecimentos necessários para estes poderem desenvolver e refinar a sua estratégia de criação de negócios circulares, tendo sempre em mente a necessidade de inovação e a sustentabilidade.

A equipa da Universidade da Beira Interior é coordenada por Arminda do Paço, docente do Departamento de Gestão e Economia e investigadora do NECE-UBI, e constituída por docentes e investigadores daquele Departamento e unidade de investigação (Helena Alves e Raysa Rocha) e do Departamento de Engenharia Eletromecânica/C-MAST (Pedro Dinis). O projeto tem duração de 24 meses e a reunião virtual de kickoff teve lugar no dia 26 de janeiro de 2022.

Data da última atualização: 2022-01-31