3. Prémio de Mérito Duarte Simões premeia diplomada em Design Industrial pela UBI

Prémio de Mérito Duarte Simões premeia diplomada em Design Industrial pela UBI

•   02 de fevereiro de 2023

Inês Pereira Lopes venceu o galardão promovido pelo Rotary Club da Covilhã, com uma dissertação sobre mobiliário direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo.

Ficheiro com o nome: Image(1)

A dissertação intitulada “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo” é a vencedora da primeira edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã (RCC). Inês Pereira Lopes é a autora do trabalho, realizado no âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI).

O júri considerou a proposta “de extrema relevância para a sociedade” e enquadrada numa das áreas principais de enfoque do Rotary, que é a educação e a ação social”.  Cumpre ainda a premissa onde se defende que “Nenhuma menina fique para trás”, com base no lema rotário de 2021/2022, “Servir para Transformar Vidas”.

Inês Pereira Lopes explica que a dissertação “foi direcionado para a área do Design Inclusivo, através da conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo (PEA), com idades entre os dois e os seis anos”. Neste âmbito, foi projetado um conjunto de cinco elementos: uma cama, uma tenda, um ‘puf’ sensorial, uma cadeira giratória e uma piscina de bolas sensorial.

Para chegar ao resultado final, a estudante da UBI recorreu à metodologia do Designer Bruno Munari, tendo incluído investigação, pesquisa de campo, revisão literária, entrevistas e inquéritos de recolha de dados e posterior organização e análise.

“Foram assim realizados inquéritos a familiares e pessoas próximas de crianças com PEA e entrevistas a Terapeutas Ocupacionais. Foi incluída uma pesquisa ao tecido Burel, de forma a tirar partido das suas propriedades na conceção do projeto ao nível da terapia de disfunções sensoriais”, descreve Inês Pereira Lopes que obteve ainda uma opinião médica sobre os produtos desenvolvidos, junto de Guiomar Oliveira, Coordenadora da Unidade de Neurodesenvolvimento e Autismo do Serviço do Centro de Desenvolvimento da Criança (Centro Hospitalar da Universidade Coimbra). Foram também realizadas “duas ações de avaliação de um dos produtos desenvolvidos, uma em ambiente clínico com crianças com PEA e outra num infantário com crianças sem esta patologia”, conclui.

O trabalho premiado foi realizado em parceria com a empresa Burel Factory e teve a orientação dos docentes João Paiva Monteiro e Alexandre Gramacho Guerreiro.

O júri desta edição incluiu três elementos do RCC, um designado pela UBI, tendo a escolha recaído na Vice-Reitora Helena Alves, e um elemento cooptado pelo RCC na sociedade civil e de mérito reconhecido (Regina Gouveia, vereadora da Câmara da Covilhã, com as áreas de educação e cultura).

O Prémio foi entregue pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, na cerimónia comemorativa do 57.º aniversário do RCC. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Catarina Castelo Maia (Mestrado Integrado em Medicina), com o trabalho “Disfunção tiroideia em grávidas de alto e baixo risco numa região com défice de iodo (Beira Interior)” e a Rafaela Fernandes Marrocano (2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde com o trabalho), com “Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetização”.

O galardão foi criado para prestar tributo a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira. Duarte Simões dividiu a sua intensa atividade profissional com a participação cívica. Foi sócio do Rotary Club de Covilhã, onde exerceu empenhadamente a sua veia humanista. Esse percurso foi reconhecido pelo RCC com a criação do galardão, com base no pressuposto de que a educação e a formação constituem uma componente indelével do capital humano, que contribui indiscutivelmente para o incremento de uma sociedade competitiva e capaz de dar resposta às constantes mudanças.

Data da última atualização: 2023-02-02