3. UBI dá apoio a equipa finalista do “F1 in Schools”

UBI dá apoio a equipa finalista do “F1 in Schools”

•   22 de maio de 2023

Engenharia Eletromecânica e Ciências Aeroespaciais foram os departamentos que colaboraram com os alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, da Guarda. A equipa “Marct Racing” disputa esta semana a Final Nacional da competição.

Imagem sobre Montagem de duas imagens da equipas Marct Racing e projetos em competição.
Montagem de duas imagens da equipas Marct Racing e projetos em competição.

Os departamentos de Engenharia Eletromecânica e de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI) colaboraram com a equipa “Marct Racing”, do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, da Guarda, que vai à Final Nacional do Concurso “F1 in Schools”. Esta competição internacional multidisciplinar coloca equipas de jovens a competir entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura.

O Departamento de Engenharia Eletromecânica apoiou na maquinação CNC dos modelos dos carros de competição F1 e na impressão 3D de componentes, enquanto o Departamento de Ciências Aeroespaciais ajudou em questões aerodinâmicas e de distribuição e redução de peso. Esta contribuição para a equipa coordenada pela professora da Guarda, Alexandrina Candeias, decorreu no âmbito do Programa Impulso STEAM da UBI.

O resultado foi altamente positivo, uma vez que a “Marct Racing” ganhou a Final Regional do “F1 in Schools”, nas categorias “Carro mais rápido”, “Melhor Apresentação Verbal” e “Portefólio & Marketing”.

O trabalho desenvolvido junto do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque” é um exemplo da excelente colaboração que existe entre a UBI e as instituições de Ensino Secundário da região”, referem os departamentos que integram a Faculdade de Engenharia.

A equipa “Marct Racing” participa na Final Nacional do “F1 in Schools”, que irá decorrer nos dias 24 e 25 de maio, em Santa Maria da Feira. A equipa vencedora representará Portugal na Prova Final Mundial em local a designar pela Fundação Engineering in Montion, que é a entidade internacional gestora deste desafio.

Em Portugal, o concurso é dinamizado no âmbito do projeto nacional Pense Indústria i4.0.

Data da última atualização: 2023-05-22