Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Empresa dinamarquesa recorre a software desenvolvido por docentes da UBI

Empresa dinamarquesa recorre a software desenvolvido por docentes da UBI

  • NOTÍCIA
  •   06 de fevereiro de 2024  

O “YAKE!”, que tem entre os seus autores Ricardo Campos e Célia Nunes, está a ser aproveitado pela “Schemawriter.ai”, da área de Inteligência Artificial.

Ficheiro com o nome: yake 2024

 

Uma empresa dinamarquesa especialista na otimização de conteúdos para páginas web, que opera na indústria de SEO (Search Engine Optimization), está a recorrer a um software que foi desenvolvido por uma equipa que integra docentes da Universidade da Beira Interior (UBI). Ricardo Campos (Departamento de Informática) e Célia Nunes (Departamento de Matemática), são dois dos autores do “YAKE!”, software de extração de keywords que foi alvo da atenção da “Schemawriter.ai”.

A empresa desenvolveu uma plataforma avançada de software de Inteligência Artificial (IA) que recorre ao “YAKE!” para identificar palavras-chave em websites. A identificação dessa informação é usada, posteriormente, juntamente com informação obtida a partir das Application Program Interface (APIs) da Google e da OpenAI, para a criação automática de dados estruturados para os websites dos seus mais de 1.000 clientes.

O “YAKE!” é atualmente um software reconhecido não só a nível académico (com mais de 1.000 citações em artigos científicos), mas também a nível empresarial, com a sua adoção por parte de empresas no domínio da IA.

Foi desenvolvido em 2018 por uma equipa liderada por Ricardo Campos (UBI e unidade de investigação INESC TEC) e da qual fazem também parte Vítor Mangaravite (Universidade Federal de Minas Gerais), Arian Pasquali (INESC TEC), Alípio Jorge (Universidade do Porto e INESC TEC), Célia Nunes (UBI e Centro de Matemática e Aplicações da UBI) e Adam Jatowt (Universidade de Innsbruck).

Data da última atualização: 2024-02-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.