Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto GIATex pretende reduzir o consumo de água nas empresas de enobrecimento têxtil

Projeto GIATex pretende reduzir o consumo de água nas empresas de enobrecimento têxtil

  • NOTÍCIA
  •   15 de março de 2024  

Os trabalhos contam com a participação de sete investigadores da UBI.

Ficheiro com o nome: Projeto GIATex

 

A redução da utilização de água no setor têxtil é o principal objetivo do projeto GIATEX – Gestão Inteligente da Água na ITV, que tem a participação de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI). O projeto tem como promotor líder a Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, sob a coordenação técnica do CITEVE. A equipa da UBI, liderada pelo docente e investigador da FibEnTech, Rui Miguel, é composta pelos investigadores Nuno Belino, Madalena Pereira, Teresa Raquel, Ana Carreira, Maria José Pacheco e Maria de Lurdes Ciriaco.

O GIATex visa responder aos desafios enfrentados pelas empresas de enobrecimento têxtil ao nível do consumo intensivo de água. Para o efeito, a agenda do projeto pretende desenvolver um conjunto de ferramentas que permitam às empresas reduzir o consumo específico de água (através da utilização de ténicas de enobrecimento menos intensivas e adoção de tecnologias de tratamento que permitam a reutilização da água) e apoiar na decisão sobre o destino final a dar às águas (com a integração de sistemas de monitorização e controlo do processo e de uma nova ferramenta de apoio à gestão da água).

As principais atividades do projeto são estudar e caracterizar processos em húmido; investigar e desenvolver sistemas inteligentes de monitorização do processo, tecnologias de enobrecimento com menores consumos de água e tecnologias de tratamento de águas residuais resultantes do processo de enobrecimento têxtil; implementar tecnologias desenvolvidas em unidades piloto; e desenvolver ferramentas informáticas de apoio à decisão para a gestão da água.

Este é um dos oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência que tem a participação da UBI. O trabalho dos investigadores da academia, nas mais diversas áreas, vai contribuir para a modernização de setores ou empresas de enorme impacto na economia nacional: indústrias automóvel, têxtil e de vestuário e do papel e, ainda, dos campos espacial, aeronáutico e agropecuário.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Data da última atualização: 2024-03-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.