Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI acolhe encontro internacional para reforçar direitos humanos no ambiente académico

UBI acolhe encontro internacional para reforçar direitos humanos no ambiente académico

  • NOTÍCIA
  •   18 de junho de 2024  

O 1.º Encontro de Intercâmbio de Boas Práticas Europa - América Latina teve lugar em junho.

Ficheiro com o nome: Bravioo-Portugal-0512

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi palco do 1.º Encontro de Intercâmbio de Boas Práticas Europa - América Latina, um evento organizado no âmbito do projeto Erasmus+ BRAVIOO. Este encontro, que decorreu entre os dias 18 e 19 de junho, reuniu representantes de várias universidades e instituições de dois continentes, com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências na implementação e modernização de Provedorias Universitárias. Visou, entre muitos outros objetivos do projeto, o fortalecimento dos direitos humanos no contexto académico.

O evento foi inaugurado com uma sessão de abertura que contou com a presença de figuras de destaque da UBI e do projeto BRAVIOO, estabelecendo o tom para dois dias de intensas discussões e troca de ideias. O primeiro dia foi dedicado a explorar o papel
das Provedorias universitárias e os direitos humanos, com ênfase nas práticas atuais em Portugal, Espanha e diversos países da América Latina. As atividades culminaram com a atuação da Associação Cultural Desertuna, que proporcionou um momento de descontração e entretenimento aos participantes no programa social do evento.

O segundo dia do encontro foi estruturado em duas partes distintas. Durante a manhã, os participantes envolveram-se em workshops de boas práticas que abordaram temas cruciais como a mediação de conflitos, a promoção de uma cultura organizativa inclusiva, a saúde mental, a comunicação com pessoas em posições de poder e estratégias para lidar com casos de assédio. A tarde foi reservada para uma discussão aprofundada sobre a visão dos estudantes relativamente às provedorias universitárias, seguida de debates sobre o impacto e a eficácia destas provedorias no meio académico.

O evento contou com a participação de oradores como Paulo Peixoto, Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, Rosa Vasconcelos, presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, Cristina Riche, ex-presidente da Rede Iberoamericana de Defensorias Universitárias, Dante Haro, presidente da RIdDU, Fernando Lárraga, ex-vice-presidente da RIdDU, Carmen Torres, assessora da Secretária Geral Iberoamericana, João Queirós, membro executivo da A3ES e ex-Reitor da UBI,  Joaquim Mourato, diretor -geral do Ensino Superior, e Ricardo Nora, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário.

Os estudantes também estiveram representados por Leandro Matias, coordenador da Secção Pedagógica da AAUBI, Daniel Aragão, por parte do FAIre, e Jorge Lahoz Gomes, vice-presidente da Coordenadora de Representantes de Estudantes de Universidades Públicas.

Este evento faz parte dos esforços contínuos do projeto BRAVIOO, coordenado pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) e financiado pela União Europeia, que visa promover a implementação e o fortalecimento de provedorias universitárias em diversas universidades da Argentina, Bolívia, Chile e Honduras. O projeto BRAVIOO, um Construtor de Capacidades no Ensino Superior inserido no Programa Erasmus+, procura melhorar a formação e a aplicação prática dos direitos humanos nas universidades participantes, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

Este encontro marca o início de uma série de iniciativas colaborativas entre universidades europeias e latino-americanas. As atividades decorreram na Faculdade de Engenharias e no polo principal da universidade, com participação aberta ao público mediante inscrição prévia, refletindo o compromisso da UBI em promover a partilha de boas práticas e o fortalecimento dos direitos humanos no ambiente académico.

O sucesso deste evento destaca a importância da colaboração internacional na construção de um ensino superior mais justo e inclusivo, onde os direitos humanos são uma prioridade essencial.

Data da última atualização: 2024-06-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.