Uma comitiva de engenheiros, proveniente do Brasil, está a visitar a Universidade da Beira Interior (UBI), esta semana, no âmbito da “mUBIweek: Engenharia Sem Fronteiras 2025”. A iniciativa foi pensada para criar uma experiência de imersão académica, profissional e cultural, neste particular numa área em que a UBI tem uma relevante tradição no ensino e na investigação.
O programa, que teve início na segunda-feira, tem o objetivo de proporcionar a engenheiros e empresários uma experiência internacional nas áreas das engenharias, empreendedorismo e ciências afins, oferecendo uma perspetiva abrangente sobre projetos inovadores e de excelência.
Célia Nunes, Pró-Reitora para a Cooperação Internacional, sintetizou a iniciativa com a ideia de “ver com os próprios olhos e vivenciar o que é a UBI”, a partir de um programa “intenso”, acrescentou, que inclui “palestras, desmonstrações práticas, workshops, visitas técnicas e um ótimo programa social”.
A Pró-Reitora da UBI explicava desta forma a “mUBIweek”, durante a “Sessão de Boas-Vindas”, que teve lugar na Reitoria da UBI, onde estiveram também presidentes de Departamentos, docentes e investigadores envolvidos no projeto, nomeadamente das faculdades de Engenharia e de Ciências. O docente do Departamento de Gestão e Economia, João Leitão, também assistiu à sessão, pelo trabalho que desenvolve no campo do empreendedorismo.
José Páscoa, Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, deu conta da importância deste tipo de contactos e das sementes que pode lançar para futuras colaborações. “Esperamos que a semana seja proveitosa, porque é uma oportunidade única de juntar engenheiros com muita experiência na atividade profissional. Os engenheiros vivem da inovação e a inovação só ocorre quando há interação”, referiu na abertura das atividades.
A edição inaugural da mUBIweek termina na próxima sexta-feira, 4 de abril, mas está já em preparação a próxima, prevista para decorrer entre os dias 13 e 17 de outubro.