Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Nota de Pesar: Francisco Pinto Balsemão

Nota de Pesar: Francisco Pinto Balsemão

  • NOTÍCIA
  •   22 de outubro de 2025  

Ficheiro com o nome: FranciscoPintoBalsemao

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, personalidade marcante da história nacional dos últimos 60 anos, a quem a academia atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa em 2010. Jornalista, político e empresário, alcançou um patamar de consenso na sociedade portuguesa, atravessando os mais variados posicionamentos políticos e setores sociais.

Francisco Pinto Balsemão nasceu em 1937, em Lisboa. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Iniciou um percurso no mundo da Comunicação Social e na Política, tendo dado um contributo determinante para a instauração da democracia na década de 1970 e para a sua consolidação nos anos seguintes.

Entre as principais marcas do seu legado contam-se, na intervenção política, o exercício de deputado independente pela Ala Liberal à Assembleia Nacional (1969), onde iniciou a luta pela liberdade de imprensa, contra a censura e pela democracia; ter sido um dos fundadores do Partido Social Democrata (1974); e ter integrado a Assembleia Constituinte. Desempenhou os cargos de Ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional e de Primeiro-Ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-1983). Mais tarde, integrou o Conselho de Estado.

Na Comunicação Social, o homem que fundou e liderou o Grupo Impresa tem o mérito de ter impulsionado o lançamento de vários projetos, dois dos quais profundamente marcantes para o setor: o semanário Expresso (1973), que se tornou um título de referência do jornalismo português, com um verdadeiro impacto social no país; e, em 1992, o primeiro canal de televisão privado, a SIC, que deu origem a diversas propostas inovadoras, entre as quais a SIC Notícias, a primeira estação portuguesa a emitir conteúdos informativos em permanência.

Francisco Pinto Balsemão foi membro de diversas entidades internacionais ligadas aos media, como a EPC – European Publishers Council e a EIM – European Institute for the Media, bem como de organizações como o Júri do Prémio Pessoa, um dos mais importantes em Portugal nas áreas das artes e da ciência.

Por tudo isto, recebeu distinções como a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, entre muitas outras. Espanha, Brasil e Itália foram alguns dos países que também reconheceram o trabalho de Pinto Balsemão.

Recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela UBI “em reconhecimento pelo mérito e pela obra desenvolvida em prol da comunicação social portuguesa, mas também pela consolidação de uma democracia livre e plural no nosso país”. A proposta foi apresentada pelo docente da Faculdade de Artes e Letras António Fidalgo, que apadrinhou o homenageado na cerimónia.

A UBI endereça à família e amigos de Francisco Pinto Balsemão as mais sinceras condolências.

  •   UBI
Data da última atualização: 2025-10-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.