A NeuroSoV apresentou nos Estados Unidos da América (EUA) a terapia pioneira em que está a trabalhar, destinada à doença de Parkinson. A startup da UBI juntou-se ao primeiro grupo de empreendedores selecionados para o Tech-Launch da UT Austin, dinamizado na Universidade de Austin (Texas), tendo realizado dois meses de formação intensiva que culminaram numa semana presencial e financiada, no Texas, onde as equipas apresentaram os seus projetos, receberam mentoria e testaram o potencial comercial das suas tecnologias de ponta.
A NeuroSoV apresentou ao TechLaunch, bem como a empresas de biotecnologia e investigadores do Texas, um candidato a medicamento capaz de atrasar a progressão da doença de Parkinson, centrado num inibidor à base de líquidos iónicos, uma das principais fontes de stress oxidativo prejudicial aos neurónios dopaminérgicos.

Esta abordagem multidisciplinar e colaborativa pretende melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, demonstrando alto potencial de impacto social e económico nesta área clínica. Os avanços da tecnologia apresentados refletem o esforço e investimento no âmbito do projeto SlowPD – Development of an innovative drug candidate to slowdown Parkinson’s disease pathological progression, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Durante a estadia no Texas, a equipa da start-up sediada na UBImedical teve a oportunidade de interagir com mentores, potenciais investidores e especialistas em neurociências, acelerando a validação global da sua solução.
A participação no programa permitiu consolidar estratégias de internacionalização e transferência de tecnologia, promovendo o desenvolvimento de novos medicamentos.
O Tech-Launch da UT Austin é um programa de aceleração avançado, inspirado no modelo NSF I-Corps, que desafia investigadores e empresas emergentes a aprofundar o conhecimento do mercado através de workshops práticos e sessões regulares de feedback. Com mentoria de especialistas norte-americanos, os participantes refinam estratégias de entrada no mercado global, destacando-se pela qualidade científica e aplicação prática dos seus projetos. O programa é coorganizado e patrocinado pela FCT, Governo de Portugal e a Universidade do Texas.