A Universidade da Beira Interior (UBI) dinamiza, no próximo dia 17 de dezembro, o 4.º Seminário do projeto C4MSSData@UBI, o último deste ano, para promoção de práticas responsáveis na gestão e curadoria de dados de investigação. A sessão terá lugar no Anfiteatro do Museu de Lanifícios, a partir das 14h30, e dirige-se a estudantes de doutoramento, investigadores, docentes e técnicos com interesse na área da Ciência Aberta. A participação é gratuita, mediante inscrição online.
O seminário será conduzido por Rui Martinho (membro do C4MSSData@UBI, mestrando em Matemática e Aplicações na UBI e docente de Matemática e Ciências Naturais), que abordará os princípios e desafios associados à gestão e curadoria de dados científicos, apresentando soluções práticas para o contexto académico e destacando a importância de uma abordagem estruturada ao ciclo de vida dos dados.
Esta edição contará com a participação de membros da equipa técnica da UBI, que irão enriquecer a discussão com contributos especializados no domínio da Ciência Aberta e da gestão de informação científica. Paula Soares (equipa da Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento) apresentará “Do Gold ao Diamond: Compreender o Acesso Aberto e as Oportunidades de Publicação no Âmbito dos Acordos b-on”, oferecendo uma visão clara sobre modelos de publicação e os benefícios associados aos acordos nacionais de acesso aberto.
Paulo Pessoa e Sandra Pinto (equipa da Biblioteca da UBI), irão apresentar “Biblioteca da UBI: Uma Biblioteca em Acesso Aberto”, destacando o trabalho desenvolvido pela instituição na promoção da acessibilidade do conhecimento científico e na implementação de políticas alinhadas com as práticas internacionais de Open Access.
Inserido nas atividades do C4MSSData@UBI – Centro de Competências em Curadoria de Dados de Investigação, o seminário integra o plano estratégico da UBI para a valorização da gestão e partilha segura de dados de investigação, contribuindo para a capacitação da comunidade académica. O projeto é coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e pelo Gabinete de Cibersegurança e Proteção de Dados, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (RE-C05-i08), em alinhamento com o PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação.