Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI cria ferramenta para aproximar os cidadãos do poder local

UBI cria ferramenta para aproximar os cidadãos do poder local

  • NOTÍCIA
  •   21 de janeiro de 2026  

A nova solução digital utiliza Inteligência Artificial para transformar atas municipais em informação acessível.

Ficheiro com o nome: citilink_sessao

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) disponibilizou uma ferramenta que vai permitir aproximar os cidadãos do poder local, através do acesso aos temas discutidos, intervenções e decisões no seio dos órgãos municipais.

Desenvolvida pelo projeto Citylink, recorre a um conjunto de oito modelos de IA – na subárea do processamento de linguagem natural – e tem a capacidade de transformar automaticamente o texto extenso e, por vezes, complexo das atas das reuniões de câmara em informação estruturada, clara e concisa.

O sistema permite, entre outras funcionalidades, identificar rapidamente os principais temas discutidos, as posições assumidas por cada um dos eleitos e associar esses temas aos respetivos pelouros municipais. Além disso, indica de forma eficaz quem participou em cada reuniãoincluindo presidente, vereadores e até cidadãos, no caso das sessões públicas, assegurando sempre o anonimato dos dados pessoais.

O projeto, financiado pela FCT no âmbito do PRR, foi coordenado por Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática da UBI. A equipa integra um vasto conjunto de docentes, investigadores e estudantes da UBI, Universidade do Porto e INESC TEC, em colaboração com vários municípios.

A ferramenta estará acessível online e vai reforçar a transparência democrática, tornando mais fácil acompanhar decisões do poder local; aproximar os cidadãos dos processos políticos, permitindo compreender rapidamente o que foi discutido e decidido; melhorar a acessibilidade a documentos que, pela sua extensão e linguagem técnica, são difíceis de consultar; ajudar os decisores políticos com ferramentas de apoio à análise e organização de informação; e apoiar o jornalismo local, que muitas vezes não tem recursos para acompanhar todas as reuniões municipais.

O CitiLink encerrou com um evento que integrou a apresentação pública dos resultados alcançados no desenvolvimento de soluções de IA aplicadas às atas municipais, bem como o lançamento do protótipo, já disponível no website do projeto.

Com a presença de académicos e representantes de vários municípios, o encontro, realizado a 21 de janeiro, promoveu uma reflexão sobre o papel da Inteligência Artificial na transparência, na participação cívica, na aproximação entre cidadãos, jornalistas e poder local, e sobre o futuro da IA na Administração Pública Local.

Participaram Ana Paula Duarte (Reitora da UBI), Sílvia Socorro (Vice‑Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento), Ricardo Campos, João Claro (presidente do INESC TEC), Hélio Fazendeiro (presidente da Câmara Municipal da Covilhã) e Maria Manuel Leitão Marques (presidente da Assembleia Municipal de Coimbra e antiga ministra da Presidência e da Modernização Administrativa).

O programa contou ainda com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais do Alandroal (João Grilo), Campo Maior (Luís Rosinha), Covilhã (Hélio Fazendeiro) e Fundão (Miguel Gavinhos), bem como da Vereadora da Inovação e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães (Isabel Ferreira).

A coordenadora executiva do canal Conta Lá Centro, media partner oficial do evento, o presidente do INESC TEC, Alípio Jorge (Universidade do Porto/INESC TEC), e João Canavilhas, docente da Faculdade de Artes e Letras (FAL‑UBI), foram outros intervenientes.

O evento contou com o apoio institucional da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, num ano particularmente simbólico em que se assinalam igualmente os 50 anos das primeiras eleições autárquicas. 

 

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Data da última atualização: 2026-01-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.