Actualmente, as questões ambientais exercem uma pressão muito elevada nas empresas produtoras de equipamentos, no sentido da inovação tecnológica dos seus produtos, e coloca novos desafios à capacidade de investigação da comunidade científica.
Uma forma de reduzir os impactos negativos referidos, é o recurso a materiais de baixo peso específico, como é o caso das ligas de alumínio, ligas de magnésio e os compósitos. Todavia, o aço continua a ser, ainda, o material mais utilizado para fins estruturais por apresentar vantagens competitivas, sobre aqueles materiais, tornando-o na melhor escolha em sectores tais como a indústria automóvel e indústrias produtoras de equipamentos de carga e de transporte de mercadorias. Estas vantagens resultam sobretudo da sua maior rigidez, o menor custo e a facilidade de processamento dos componentes através da maioria das tecnologias actualmente existentes. Recentemente, algumas siderurgias têm efectuado melhorias extraordinárias nas propriedades mecânicas dos aços vocacionados para aplicações estruturais, melhorando o seu limite elástico e consequentemente o rácio resistência/peso. Exemplo típico deste comportamento é a empresa SSAB-Swedish Steel com a apresentação de aços de alta resistência e, mais recentemente, aços de ultra resistência. Desta forma, conseguem-se níveis de resistência bem mais elevados para a mesma massa específica conduzindo, deste modo, a estruturas mais leves e/ou à consequente poupança energética.