O laboratório COVID-19 da Covilhã é o tema da tertúlia científica “Ciência ao Café”, que se realiza no dia 30 de abril (quinta-feira) e que decorrerá online, a partir das 21h00.
A sessão terá uma duração de 45 minutos e é aberta a toda a comunidade, com um número máximo de 250 participantes. A inscrição deve ser feita através do e-mail jcavaco@fcsaude.ubi.pt.
A tertúlia tem como convidada Sílvia Socorro, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e coordenadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI). É também uma das responsáveis pela montagem do laboratório COVID-19 no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB).
O evento, que pretende trocar a “ciência por miúdos”, é dinamizado pelo docente Eduardo Cavaco e conta com a participação dos alunos do Start Up Research VII e apoio da FCS e do CICS-UBI. O mesmo docente será o moderador da sessão. Entre outras questões, serão abordadas as fases de montagem do laboratório COVID-19 na Covilhã, e em que consistem os testes.
Sílvia Socorro
Sílvia Socorro, Professora Catedrática da FCS-UBI e coordenadora do CICS-UBI, é diretora do programa de doutoramento em Biomedicina da UBI. Doutorada em Ciências Biológicas pela Universidade do Algarve, em 2001, ingressou na UBI como Professora Auxiliar em 2002, tendo obtido o título de Agregado em Biomedicina, em 2013.
Os seus interesses de investigação centram-se, essencialmente, nas alterações hormonais e metabólicas associadas à infertilidade masculina e ao cancro. Como docente e investigadora orientou três projetos de pós-doutoramento e sete teses de doutoramento concluídas com sucesso, tendo publicado mais de 70 artigos em revistas científicas indexadas na área da biologia celular e molecular, biologia da reprodução e oncobiologia.
É membro do corpo editorial de revistas científicas internacionais, e de organizações científicas nacionais internacionais como a “European Association for Cancer Research” (EACR) e a Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), da qual é vice-presidente do Conselho Fiscal.
START UP RESEARCH VII
O Start Up Research é uma ideia original de Eduardo Cavaco e consiste num grupo voluntário de alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da UBI que, sob a sua coordenação, semanalmente se juntam, neste semestre on-line, tendo como objetivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de mini-projectos científicos, organização de eventos científicos e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro. Este projeto funciona há sete anos letivos, por onde já passaram 100 alunos.
