Perto de 160 alunos foram colocados na Universidade da Beira Interior (UBI), depois de encerradas as duas primeiras fases de candidatura ao abrigo do Estatuto Estudante Internacional (EEI).
Na primeira fase, que decorreu em março deste ano, entraram para a UBI 20 estudantes, número que aumentou bastante na segunda, cujos resultados foram conhecidos quinta-feira, dia 7: 138. No total 158 estudantes internacionais já estão colocados na instituição no próximo ano letivo.
Comparativamente com os números de 2015/16 das mesmas duas fases de candidatura, a capacidade da Universidade de captar alunos de países externos à União Europeia mostrou uma evolução significativa: 18 na primeira fase e 11 na segunda. Ou seja, assinala-se um crescimento de 29 para 158 estudantes nas duas primeiras fases.
Os resultados das colocações justificam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e que abrangeu várias vertentes: a promoção da marca UBI através dos canais online; a assinatura de protocolos com as escolas que integram a Rede UBI e o estabelecimento de parcerias com instituições governamentais que atribuem bolsas aos estudantes dos seus países.
“Materializa-se assim a estratégia de internacionalização definida pela equipa reitoral que visa atingir um número de estudantes internacionais a rondar os mil”, destaca João Canavilhas, vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais .
O EEI destina-se a estudantes de fora do espaço da UE que pretendam fazer cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, à exceção de Medicina. A estes estudantes internacionais que ingressam ao abrigo de legislação específica juntam-se ainda os que ingressam nos regimes especiais e as centenas de estrangeiros colocados nos mestrados e doutoramentos da UBI.
Mais informação
Estudante Internacional - Informação