3. Participantes da Universidade de Inverno à descoberta da UBI

Participantes da Universidade de Inverno à descoberta da UBI

•   04 de abril de 2018

São 35 os primeiros estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico que, até amanhã, participam numa atividade de descoberta da UBI e da região.

Ficheiro com o nome: UI Familia

A Universidade de Inverno já iniciou as atividades, envolvendo 35 estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico que estão a aproveitar a segunda semana das férias da Páscoa para conhecer a Universidade da Beira Interior (UBI) e a região. Esta primeira edição prolonga-se até dia 5 de abril, com um programa repleto de propostas científicas e de lazer

As vagas ficaram praticamente preenchidas, com uma participação significativa de estudantes provenientes de concelhos geograficamente mais afastados da zona de influência da UBI, atestando o programa apelativo que foi delineado. Aos alunos dos concelhos da Covilhã, Castelo Branco, Fundão e Guarda, juntam-se jovens provenientes de Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro e Lisboa.

O programa foi desenhado para mostrar alguns aspetos marcantes da cidade da Covilhã e a beleza natural da Serra da Estrela, mas sobretudo para envolver os estudantes em atividades científicas nas cinco faculdades. De uma forma lúdica, estão a conhecer o ambiente universitário e, talvez, iniciar um processo importante de descoberta das suas áreas de interesse.

Esses têm sido dois dos propósitos presentes em diversas atividades que a UBI tem organizado nos últimos anos dirigidas ao Ensino Secundário, de que são exemplo a Universidade de Verão (para estudantes do 10.º ao 12.º, cujas inscrições abrem este mês) e a Academia Júnior de Ciências (destinada aos melhores alunos do 12.º ano de escolas da região).

Com a Universidade de Inverno, a UBI propõe uma atividade que envolve um nível de ensino diferente das organizações anteriores, preparando-se para, no futuro, chegar aos restantes. João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, salientou na Sessão de Abertura que a intenção da UBI é organizar “um conjunto de atividades dirigido a vários públicos”.

Dessa forma, a UBI convida os estudantes a ver a qualidade do seu trabalho e cumpre o papel importante de criar o gosto pelo conhecimento. “O nosso objetivo é que vocês estudem, independentemente de ser connosco ou noutro sítio qualquer. O que queremos mesmo é que vocês percebam que estudar na universidade é uma experiência muito interessante”, salientou João Canavilhas, numa sessão onde marcaram presença os pais dos participantes.

Na Sessão inaugural, que teve lugar terça-feira, 3 de abril, estiveram também os 16 estudantes da UBI que vão acompanhar todas as atividades dos jovens, ao longo destes dias. Um reflexo da mobilização que a iniciativa originou entre docentes e alunos, de toda a Universidade.

Sílvio Mariano, presidente da Faculdade de Engenharia, falou em nome das cinco faculdades onde decorrem as várias atividades e aconselhou os jovens a aproveitar a experiência para conhecer as áreas científicas que a UBI oferece, desafiando-os a procurar saber mais para encontrarem uma vocação. “Devem perguntar, ver e auscultar as pessoas que vos acompanham. Nada melhor que o contacto com a realidade para vos ajudar a ver o que existe e o que se faz no seio das faculdades”, disse.

A Universidade da Inverno, que termina amanhã, com a entrega dos diplomas na sede da Banda da Covilhã, às 18h00, tem a coordenação do docente da Faculdade de Ciências da Saúde, Eduardo Cavaco, que também orienta a Universidade de Verão. Considerou estes primeiros participantes “uns vencedores”, que “estão de parabéns por terem aceitado o desafio da UBI”. Não descartou a possibilidade de cada um poder descobrir interesses futuros, mas preferiu destacar o espírito que também preside à Universidade de Inverno: “Vocês estão numa fase de descoberta, mas, como costumo dizer, temos de ser felizes e fazer o que gostamos”.

Data da última atualização: 2018-04-04