3. UBI aumenta número de vagas e de cursos

UBI aumenta número de vagas e de cursos

•   12 de julho de 2018

Para o Concurso Nacional de Acesso deste ano, a UBI tem mais 62 vagas e reabre uma licenciatura que dá resposta às necessidades do mercado de trabalho nacional.

Ficheiro com o nome: ubi_aerea

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ter no próximo Concurso Nacional de Acesso mais 62 vagas face a 2017 e aumenta a oferta formativa com a inclusão do curso de 1.º Ciclo em Engenharia e Gestão Industrial (EGI). Das 1.245 vagas do ano passado, a UBI passa para um total de 1.307, atingindo a maior oferta de sempre no número de vagas e de cursos.

Os 62 lugares são distribuídos por 10 das 30 formações de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado a funcionar na Instituição.

Ao dispor dos candidatos vai estar Engenharia e Gestão Industrial, curso destinado a dar aos alunos competências multidisciplinares nos campos científico, tecnológico e de administração. Este 1.º Ciclo do Departamento de Engenharia Eletromecânica (Faculdade de Engenharia) reabre, sustentado na qualidade garantida pela longa tradição da UBI nesta área científica e nos atuais Mestrado e Doutoramento em Gestão Industrial, que permitem aos futuros diplomados dar continuidade aos seus estudos no seio da UBI.

A reabertura desta licenciatura dá também resposta às necessidades das empresas e do desenvolvimento do país. Os diplomados dos campos da engenharia e tecnologia são aqueles que maior procura estão a ter por parte das empresas, nos últimos anos, fruto da aposta em novas iniciativas empresariais e na urgência da melhoria dos processos de produção.

A oferta formativa da UBI para 2018 mantém, assim, uma das marcas suas distintivas: o compromisso com o desenvolvimento da comunidade, como salienta João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais: “Faz parte da dinâmica da Universidade da Beira Interior a constante adaptação às necessidades da região e do país. Nessa perspetiva, abrimos o 1.º Ciclo em EGI, um curso que corresponde às solicitações do tecido empresarial e que é uma das escolhas prioritárias dos melhores alunos. Este curso registou em 2017 uma das médias de entrada mais altas do país e, na UBI, os 2.º e 3.º Ciclos em Engenharia e Gestão Industrial são os que registam maior procura”, refere.

No balanço global da oferta formativa para 2018/2019, o elemento da equipa Reitoral com a pasta do Ensino chama a atenção do facto de a “UBI atingir o maior número de cursos e vagas da sua história no âmbito do CNA”, como resultado “do crescimento progressivo da instituição ao longo dos anos”. “Esta capacidade permitiu-nos agora aproveitar o aumento de 62 vagas que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos disponibilizou, no âmbito da redistribuição realizada a nível nacional”, conclui João Canavilhas.

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior destina-se a candidatos de nacionalidade portuguesa, residentes em Portugal ou no estrangeiro, e decorrerá entre os dias 18 de julho e 7 de agosto (1.ª Fase).

A UBI tem disponíveis diversas estruturas para apoiar os candidatos com informação útil e esclarecimento de dúvidas sobre as condições de acesso, formalização da candidatura ou apoios – bolsas ou prémios – destinados a ajudar financeiramente os estudantes, nos anos de formação.
Tudo disponível em www.ubi.pt.

Mais Informação
Cursos, Provas de Ingresso e Vagas