3. UBI lança o Cross Cutting Skills Lab no âmbito do PRR

UBI lança o Cross Cutting Skills Lab no âmbito do PRR

•   15 de março de 2022

O XCSLab é uma das muitas iniciativas previstas no UBImpulso, e destina-se a dar competências transversais aos estudantes dos vários ciclos de estudos.

Ficheiro com o nome: cross_cutting_skills_labs

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a lançar o XCSLab – Cross Cutting Skills Lab, uma plataforma para dinamização de cursos que visam o desenvolvimento e aprimoramento de competências que são transversais àquelas endereçadas nos vários ciclos de estudo da academia. O XCSLab surge no âmbito do programa Impulso Jovens STEAM do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Ensino Superior.

O XCSLab irá disponibilizar uma panóplia crescente de cursos, estando no arranque distribuídos pelas quatro áreas temáticas das Competências Empreendedoras (Grupo A); Competências Interpessoais (Grupo B); Competências para a Empregabilidade (Grupo C); e Competências Digitais (Grupo D). Entre a oferta formativa a disponibilizar já neste semestre letivo encontram-se cursos de Gestão e Trabalho de Equipa, Liderança e Resolução de Conflitos (dos Grupos A a C), Introdução à Programação e Introdução à Escrita Científica em LaTeX (do Grupo D).

Todos os cursos do XCSLab são especialmente orientados para os estudantes das várias licenciaturas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), mas serão disponibilizados aos estudantes de outras áreas e de todos os ciclos de ensino superior (inclusivamente mestrandos e doutorandos). De modo a maximizar todas as externalidades em favor dos estudantes, todos os cursos do XCSLab funcionam como cursos livres e são Microcreditados no Suplemento ao Diploma, com 1 ECTS por curso, bem como com um Open Badge.

Os cursos decorrerão no Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial (CFIUTE) e são organizados numa pareceria entre o CFIUTE e o Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni (GESPA), sob orientações da Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade e da Pró-Reitoria para a Universidade Digital.

Data da última atualização: 2022-03-15