3. Aluno da UBI em Missão Espacial Análoga na Polónia: Um pé no setor do Espaço

Aluno da UBI em Missão Espacial Análoga na Polónia: Um pé no setor do Espaço

•   14 de julho de 2022

Filipe Senra participou numa experiência que simulou uma missão fora da Terra.

Ficheiro com o nome: Space

Um estudante da Universidade da Beira Interior (UBI) participou numa iniciativa original, uma missão espacial análoga, que se constitui como um método de pesquisa focado em investigar um ou vários aspetos de missões espaciais tripuladas, usando situações terrestres como analogia para um cenário além da Terra. Filipe Senra, estudante de Engenharia Aeronáutica e membro da unidade de I&D AEROG do LAETA, passou duas semanas em condições de isolamento e simulação lunares. Tudo graças à missão espacial análoga organizada pela Lunares Research Station, situada na antiga base aérea militar em Piła, Polónia.

A missão, de nome GARIDA, teve como foco a avaliação do potencial de uma espécie de camarão como produtor de nitrogénio num sistema aquapónico. Os resultados do estudo ajudarão a determinar se estes organismos são adequados para a cultivação de plantas em futuras colónias na Lua e Marte. Além disso, a missão contou com várias Atividades Extraveiculares (EVA's), onde a tripulação simulou a saída do habitat para o ambiente lunar com a utilização de fatos direcionados para esse fim. O ambiente de EVA permitiu a realização de trabalhos com dificuldades motoras devido aos fatos. Os trabalhos incluíram a troca de suportes de painéis solares, procedimentos de coleção de amostras e testagem de melhorias aos fatos.

Em destaque no trabalho realizado pelo aluno está a configuração de quatro sensores de qualidade da água (temperatura, pH, condutividade elétrica e análise de solubilidade de sólidos em água), em conjunto com a interface de um LCD para leituras rápidas. Este projeto, chamado "BioWand", devido aos sensores se assemelharem a varinhas, irá beneficiar futuras missões nos projetos relacionados com a monitorização da qualidade de água.

A missão, que contou com o patrocínio da unidade de I&D AEROG do LAETA, decorreu entre 26 de maio e 9 de junho.

Lunares Research Station

Data da última atualização: 2022-07-14