Os cursos Massive Open Online Courses (MOOC’s) que a Universidade da Beira Interior (UBI) disponibilizou na plataforma NAU atingiram a marca dos 1.000 inscritos. “Como entender a desinformação e fortalecer a cidadania”, que tem como público-alvo o público em geral e mobilizando mais interessados, e “Como noticiar a desinformação e capacitar as audiências”, destinado a jornalistas que trabalham para os media regionais, foram os primeiros cursos disponibilizados, no início de julho.
O desenvolvimento das duas formações representa um passo na diversificação da oferta formativa da UBI, designadamente em ambiente digital. Neste particular, pretendem contribuir para a literacia digital, mediática e cívica.
Estão em preparação novas ofertas formativas para consolidar a presença da UBI no universo dos MOOCs, que representam uma aposta na inovação pedagógica e de extensão do conhecimento à sociedade.
Os dois MOOCs foram desenvolvidos no âmbito do projeto MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas, promovido a partir do LabCom, UBI, com a Universidade de Coimbra, entre agosto de 2021 e março de 2025, com financiamento da Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT).
A adesão da UBI à plataforma NAU foi formalizada no início de 2024, o que permitiu que a Universidade começasse a produzir e disponibilizar cursos para este ambiente digital de formação aberta.
A NAU, serviço promovido pela Unidade FCCN da FCT e cofinanciado pelo investimento “Ciência Mais Digital” do PRR, tem como missão fomentar a inclusão digital, o desenvolvimento educativo e a qualificação da população ativa.