Jorge Panagopoulo foi o vencedor da 24.ª edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2024), na Categoria “Resistência”. A ponte galardoada com o 1.º prémio, elaborada e construída pelo aluno de Doutoramento em Engenharia Aeronáutica, suportou a carga de 57,1 kg.
A competição decorreu a 21 de novembro, na Faculdade de Engenharia, com a particularidade de, em “Resistência”, terem subido aos três lugares do pódio estudantes do 3.º Ciclo em Aeronáutica. O segundo classificado foi Pedro Oliveira, cuja ponte suportou 40,7 kg, e Rafael Domingos classificou-se em terceiro com a marca de 39,3 kg.
“Apesar de serem valores afastados do recorde da prova [167 kg.], é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte”, refere a organização.
Na Categoria “Estética” o 1.º classificado foi Miguel Caldeira (1.º Ciclo em Engenharia Aeronáutica), seguindo-se Pedro Serra (1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica) e Diogo Freire (2.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica).
A análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso nesta Categoria foi realizada por um júri constituído por Ana Cunha, arquiteta e Chefe de Divisão de Ordenamento, Planeamento e Qualidade de Vida do Município do Fundão, Jorge Gonçalves, Bertha Santos, Luís Moreira Pinto e Carolina Batista, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI.
“Sendo a próxima edição a 25ª, um marco a assinalar na história do Concurso, e face ao apoio já previsto de entidades privadas, existe a possibilidade de internacionalizar o evento e de incluir uma categoria dedicada à construção de estruturas com materiais sustentáveis”, avança a Comissão Organizadora.
Este ano, o evento teve o patrocínio de várias empresas para os prémios monetários atribuídos aos alunos, nomeadamente HG Plan, BR Análise Ambientais e Alimentares, DS Credit, Covifinance, Hexawatt, MFM, Pessoa & Figueira, MontionArt e CHIP7.
O Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete tem como objetivo desafiar os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade e investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete.
Este evento serve também o propósito de envolver alunos da comunidade da UBI, assim como de escolas do ensino secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino - aprendizagem na Faculdade de Engenharia.