Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Seis projetos da UBI aprovados pelo programa PROMOVE da Fundação “La Caixa” 2023

Seis projetos da UBI aprovados pelo programa PROMOVE da Fundação “La Caixa” 2023

  • NOTÍCIA
  •   10 de novembro de 2023  

As investigações abrangem diversas áreas e vão beneficiar do financiamento da iniciativa que apoia ideias inovadoras para o Interior.

Ficheiro com o nome: concurso-promove-resultados-2023

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) viu aprovados seis projetos no âmbito da edição 2023 do Programa PROMOVE da Fundação “La Caixa”, cujos resultados oficiais foram recentemente divulgados, e os quais visam contribuir para a melhoria da vida das populações. As investigações abrangem áreas cruciais, que vão desde a monitorização da saúde e qualidade de vida de residentes e zonas rurais com recurso à tecnologia, até ao desenvolvimento de terapêuticas inovadoras, nos campos do AVC, cancro e HPV, entre outras.

A variedade das candidaturas aprovadas ilustra a qualidade da investigação desenvolvida na UBI e demonstra a capacidade de realização de estudos relevantes, com impacto na vida das populações do interior, em especial na área da saúde, tendo tido sucesso nas três categorias de projetos do Promove: Projetos de I&D Mobilizadores, Projetos-Piloto Inovadores e Ideias Inovadoras.

A UBI lidera o RuralTHINGS - Inteligência na Monitorização da Saúde e Bem Estar em Áreas Remotas com IoT (Projeto de I&D Mobilizador), coordenado pelo docente e investigador do Instituto de Telecomunicações – Covilhã, Bruno Silva. O projeto pretende criar um sistema tecnológico integrado, baseado numa rede de sensores IoT (Internet of Things), interoperáveis que permita a monitorização em tempo real das condições de vida e saúde dos moradores de áreas remotas.

No âmbito dos Projetos Piloto Inovadores, tem financiamento o REPAIR – Reparar e Recuperar no AVC isquémico: novas estratégias de terapia celular. Surge em parceria com a Universidade de Coimbra e integra, pela UBI, Graça Baltazar (CICS-UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI) e Miguel Castelo Branco, investigador do CICS-UBI e em representação do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB). Este projeto pretende conjugar esforços da Academia e Indústria para desenvolver uma estratégia terapêutica para tratamento de AVC isquémico na fase pós-aguda, baseada na administração de células estaminais mesenquimais ou substâncias ou produtos derivados.

A UBI viu ainda selecionados quatro projetos na tipologia de Ideias Inovadoras, pelo potencial de concretização que apresentam.

Fazem parte o SECRET - Secretoma de células estaminais como estratégia terapêutica para a asfixia perinatal, das estudantes do doutoramento em Biomedicina Inês Serrenho e Susana Ferreira, com mentoria de Graça Baltazar; o VITAE - Valorização dos resíduos VÍTícolas através da obtenção de moléculas AnticancErígenas, do estudante de doutoramento em Biomedicina Luís Braz, com mentoria de Ana Paula Duarte e Sílvia Socorro; o ONCOSENSING, da estudante de Doutoramento de Bioquímica Diana Gomes e João Silva, do 3.º Ciclo em Biomedicina, com mentoria de Ângela Sousa e Luís Passarinha; e o Zimbro4Skin – Aplicação de zimbro e subprodutos no tratamento do acne, que tem a participação de Bruno Pires (Mestrado em Bioquímica) como Investigador Principal, e Sofia Soares e Joana Gonçalves (alunas do Doutoramento de Biomedicina), com mentoria de Ângelo Luís e Eugénia Gallardo.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Data da última atualização: 2023-11-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.