Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Equipa de estudantes de Aeronáutica no pódio do Air Cargo Challenge

Equipa de estudantes de Aeronáutica no pódio do Air Cargo Challenge

  • NOTÍCIA
  •   23 de julho de 2024  

A competição internacional juntou equipas de 16 países e decorreu na Alemanha.

Ficheiro com o nome: Equipa Air Cargo

 

A “UBI Aeronautics Team” alcançou o terceiro lugar da competição internacional Air Cargo Challenge 2024, que teve a participação de 31 formações, de 16 países. A equipa de estudantes de Engenharia Aeronáutica, da Universidade da Beira Interior (UBI), alcançou a melhor posição portuguesa no concurso que decorreu na Alemanha.

A “UBI Aeronautics Team” obteve a pontuação final de 980,3 pontos, tendo ficado muito próxima do segundo lugar, ocupado pela AeroUD (Universidade de Udine, em Itália). Em primeiro lugar ficou a Akamodell Stuttgart, da Universidade de Estugarda (Alemanha). Durante a prova, composta por três rondas, o avião telecomandado desenvolvido na UBI obteve o segundo melhor voo da competição, em duas ocasiões.

O principal objetivo desta edição consistiu no transporte do máximo número de bolas de bilhar, tendo em conta também as máximas eficiência e velocidade do avião.

A equipa da UBI foi formada em janeiro de 2023 e, desde essa altura, trabalhou em dois protótipos e realizou vários testes de preparação. Em agosto do último ano, conhecido o regulamento da atual edição, a equipa estava preparada para construir a aeronave para a competição do Air Cargo Challenge de 2024, com asa fixa com 3,3 metros de envergadura (distância entre pontas da asa), capacidade de transporte de 32 bolas de bilhar (5,44 kg) e possibilidade de atingir velocidades de 110 km/h.

Este trabalho foi desempenhado pelos alunos do 1° Ciclo/Licenciatura: Afonso Gamboa (Team Leader); Diogo Pinho, Rodrigo Condeço e Nuno Riscado (Aerodinâmica); Beatriz Gonçalves, Mafalda Assis e Gonçalo Coimbra (Estruturas); Anton Mamus (Propulsão); Miguel Ruivo e Diogo Garcia (Eletrónica); Pedro Leite (Manufactura); Pedro Moreira (Marketing); e o piloto António Vilaça (do 5° ano do mestrado integrado).

Os docentes Pedro Gamboa, responsável pela equipa, José Salvado, que prestou ajuda na parte de eletrónica, e Thiago Dutra, que apoiou na área de simulação estrutural, também estiveram envolvidos no projeto que alcançou a melhor prestação da UBI desde 2011.

“A participação no Air Cargo Challenge possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico e a aplicação prática dos conteúdos abordados em ambiente universitário”, destaca Diogo Pinho. O coordenador da área de Aerodinâmica refere que a atividade é uma mais-valia para a preparação profissional dos estudantes: “É, sem dúvida, um intenso processo de aprendizagem, desde a fase de desenvolvimento até aos dias da competição. Conciliar a exigência universitária com os projetos foi um desafio, mas estamos satisfeitos com o lugar alcançado. O contacto que mantivemos com empresas foi também crucial para a obtenção dos materiais necessários à construção da aeronave”.

A competição Air Cargo Challenge 2024 decorreu entre os dias 9 e 13 de julho, em Aachen, na Alemanha.

Atualmente, é uma prova internacional de renome nas áreas de engenharia e com uma intensa participação das mais variadas academias. Estiveram representadas equipas universitárias da Alemanha, Austrália, Chéquia, China, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Índia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia e Turquia. A Universidade da Beira Interior teve já três primeiros lugares em 2003, 2007 e 2011.

Data da última atualização: 2024-07-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.