Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Prémio Arquivo.pt para docente do Departamento de Informática

Prémio Arquivo.pt para docente do Departamento de Informática

  • NOTÍCIA
  •   18 de julho de 2025  

Ricardo Campos contribuiu para o projeto distinguido pelo Prémio Arquivo.pt 2025, que visa aproximar os cidadãos do poder local.

Ficheiro com o nome: Ricardo Campos Premio Arquivo 2025

 

Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), é um dos autores do projeto vencedor da 8.ª edição do Prémio Arquivo.pt. A distinção foi entregue pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e pela Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Madalena Alves, durante a cerimónia de encerramento do Encontro Ciência 2025, que decorreu de 9 a 11 de julho, no campus da NOVA SBE, em Lisboa, e que contou este ano com 2241 inscrições.

O projeto premiado, intitulado "A Minha Região – O teu portal autárquico", foi desenvolvido por Rúben Almeida (alumnus da Universidade do Porto e investigador no INESC TEC), com orientação de Sérgio Nunes (docente da Universidade do Porto e investigador do INESC TEC) e de Ricardo Campos (docente da UBI e investigador do INESC TEC). A iniciativa destacou-se entre os 36 trabalhos a concurso na edição deste ano, conquistando o 1.º lugar e um prémio monetário de 10.000€.

Motivado pela proximidade das eleições autárquicas de 2025 e pelos elevados níveis de abstenção registados nas últimas décadas, o projeto materializa-se numa plataforma digital inovadora que centraliza dados eleitorais autárquicos desde 1976 até 2021. O portal cobre as 2882 freguesias, 278 concelhos e 18 distritos de Portugal continental, disponibilizando percentagens de votos por partido, níveis de abstenção e informações sobre presidentes de junta de freguesia e câmaras municipais eleitos.

A informação agregada resulta de um intenso trabalho de recuperação de dados a partir do Arquivo.pt, que permitiu reunir conteúdos indisponíveis nas versões atuais do website da eleições legislativas ou do portal freguesias.pt. Para além da consulta pública, o portal oferece uma interface de programação de aplicações (API) gratuita que permite a investigadores, jornalistas e cidadãos acederem e reutilizarem os dados recolhidos, incentivando novos projetos nas áreas da ciência política, jornalismo e participação cívica.

Arquivo.pt é uma unidade da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), integrada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O prémio, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, distingue anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. O júri da edição de 2025 foi composto por Manuela Pires da Fonseca, Maria Inácia Rezola, Paulo Dimas e Paulo Leitão.

Esta não é a primeira vez que Ricardo Campos ganha o Prémio Arquivo.pt. Em 2018, conquistou o 1.º prémio com o projeto "Conta-me Histórias", em 2022 alcançou o 3.º lugar e recebeu também uma Menção Honrosa do Jornal Público. Mais recentemente, em 2024, foi distinguido pela Associação DNS.PT com uma Menção Honrosa pela orientação do projeto de final de curso em Engenharia Informática da UBI do aluno Rodrigo Silva, que desenvolveu o ArquivoNC - o arquivo web do jornal Notícias da Covilhã. Ao longo das suas oito edições, o Prémio Arquivo.pt já recebeu um total de 233 candidaturas.

Data da última atualização: 2025-07-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.