Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI integra a New European Bauhaus Academy com projeto de inovação em construção sustentável

UBI integra a New European Bauhaus Academy com projeto de inovação em construção sustentável

  • NOTÍCIA
  •   30 de julho de 2025  

Entrada no NEBA South Hub arranca com o projeto DARKCO2-FIBRES, centrado na valorização de resíduos com potencial de captura de CO2.

Ficheiro com o nome: NEBA_LOGO

 

Universidade da Beira Interior (UBI) foi oficialmente selecionada para integrar a New European Bauhaus Academy (NEBA), tornando-se membro do NEBA South Hub, uma rede europeia de excelência dedicada à transformação sustentável, estética e inclusiva do ambiente construído.

Esta integração estratégica da UBI é viabilizada pela aprovação do projeto DARKCO2-FIBRES, coordenado pelo C-MADE – Centro de Materiais e Engenharia Civil para a Sustentabilidade, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA). A proposta foi aprovada no âmbito da NEBA Open Call 2025 e beneficiará de um financiamento de 10.000 euros, atribuído pelo programa Horizon Europe – Circular Bio-based Europe Joint Undertaking.

Como parte desta iniciativa, a UBI irá dinamizar três cursos inovadores sobre construção circular e valorização de resíduos de lã e biomassa florestal, com recurso a técnicas de carbonatação acelerada para a produção de materiais com capacidade de absorção de CO2. Estes cursos serão desenvolvidos em parceria com três entidades da região Centro: A OVIBEIRA – Associação de Produtores Agropecuários da Beira Baixa, a QUEIRÓ – Associação para a Floresta, com sede em Cortes do Meio (Covilhã), e a STARMODULAR, empresa sediada em Manteigas, especializada em construção modular sustentável.

A formação a desenvolver em modelo presencial intitula-se “Construção com Biomassa e Resíduos de Lã: Materiais Circulares com Carbonatação Acelerada em Sistemas Modulares”, (Building with Carbonated Biomass and Wool: Circular Materials in Modular Construction),

Quanto aos cursos digitais para a plataforma NEBA são “Carbonatação Baseada na Natureza: Da Biomassa e dos Resíduos de Lã a Materiais Circulares para a Construção” (Nature-Based Carbonation: From Biomass and Wool to Circular Construction Materials) e “Mapeamento Circular de Recursos: Identificação de Resíduos com Potencial de Absorção de CO₂ para Inovação na Construção” (Circular Resource Mapping: Identifying CO₂-Absorbing Waste for Construction Innovation).

As três propostas combinam aprendizagem práticaferramentas digitais como o QGIS e casos de estudo portugueses, tendo como público-alvo estudantes, técnicos municipais, professores do ensino profissional e profissionais do setor da construção. O objetivo é dotar os participantes de competências aplicadas à transição ecológica e à regeneração territorial.

Segundo João Castro-Gomes, Professor Catedrático do DECA e coordenador do projeto, “com esta oportunidade, reafirma-se o compromisso da UBI com um ecossistema de construção circular, inclusivo e resiliente às alterações climáticas — onde o conhecimento encontra o território e os resíduos ganham valor”.

A adesão da UBI consolida a sua posição como instituição de referência na transição verde do setor da construção, destacando-se pelo desenvolvimento de novos cimentos e materiais que absorvem e endurecem com CO₂, contribuindo ativamente para um ambiente construído mais sustentável e regenerativo.

Data da última atualização: 2025-07-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.