A Universidade da Beira Interior (UBI) premiou 14 estudantes com as Bolsas para Públicos Específicos, que pretendem promover a mitigação das desigualdades de género nos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado das áreas STEAM e incentivar o exercício de atividades de voluntariado de emergência por parte dos estudantes destas áreas.
As Bolsas para Públicos Específicos têm o valor da propina anual e foram entregues a estudantes do sexo feminino dos cursos de licenciatura em Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Civil, Engenharia Aeronáutica, Informática Web, Móvel e na Nuvem e Engenharia Informática e a estudantes do sexo masculino da Licenciatura em Design de Moda e do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Foram ainda atribuídas cinco bolsas de Voluntariado de Emergência a estudantes de 1.º Ciclo de cursos das áreas STEAM.
Na mesma cerimónia, que teve lugar a 7 de novembro, foram ainda distinguidos estudantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT) e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), no âmbito de três iniciativas que visaram a resolução de problemas em contexto real relacionados com as respetivas áreas de estudo.

Nesse sentido, o DCTT realizou o concurso “Vestuário Corporativo”, destinado ao desenvolvimento de vestuário corporativo sustentável dirigido aos representantes do Gabinete de Internacionalização e Cooperação em eventos internacionais. A atividade teve como objetivo a aquisição de competências na área do produto têxtil e a aplicação da transferência de conhecimento à realidade profissional.
Por parte do DECA foram organizadas duas iniciativas. A primeira, “Elaboração de um modelo em 3D – Engenharia Civil”, destinou-se a estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Civil, a frequentar a Unidade Curricular de Desenho para Engenharia Civil, no ano letivo 2024/2025. O Departamento organizou também o concurso de “Projeto de Arquitetura para Estudantes MIA, Edição 2024/2025 – GIC/UBI”, que se destinou ao desenvolvimento de um projeto de requalificação dos espaços envolventes ao Gabinete de Internacionalização e Cooperação da UBI, situado no Polo I. Foram avaliadas diferentes componentes nos projetos apresentados, tais como a qualidade de conceção da proposta e a sua adequação e integração no edifício pré-existente, a qualidade dos elementos que materializam a proposta ou a sustentabilidade e manutenção dos espaços existentes.

A cerimónia teve lugar no edifício da Reitoria da UBI e contou com a presença da Reitora, Ana Paula Duarte, da Vice-Reitora para a Inovação, Investigação e Desenvolvimento, Silvia Socorro, da Vice-Reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, Amélia Augusto, e do Vice-Reitor para a Internacionalização e Comunicação Institucional, Bruno Costa.
A iniciativa foi realizada no âmbito do programa UBImpulso Jovens STEAM, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.