Pedro Gaspar, Bertha Santos, Ricardo Campos, João Leitão e Ana Gouveia foram os vencedores do Prémio de Inovação Pedagógica - Edição 2024/2025, promovido para incentivar e distinguir boas práticas, reforçando a aposta da Universidade da Beira Interior (UBI) de reconhecer e premiar as competências pedagógicas no âmbito do ensino.
A cerimónia de entrega dos Prémios de Inovação Pedagógica e Partilha de Práticas teve lugar no dia 5 de novembro, no Auditório da Biblioteca Central. Os vencedores tiveram oportunidade de dar a conhecer as suas metodologias, tendo proporcionado um momento de partilha de práticas pedagógicas diferenciadoras.
A iniciativa é promovida pela Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, através do Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), cuja existência é fundamental, como explicou na sessão, Helena Alves. “O contexto académico tem estado a mudar e as instituições de Ensino Superior, que sempre aplicaram um tipo de ensino clássico, têm de se adaptar e inovar. Daí a importância de existir um Gabinete de Inovação Pedagógica, focado nestas questões”, salientou a Vice-Reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade.
A Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, encerrou a cerimónia e congratulou os cinco vencedores: “A vossa dedicação e curiosidade de experimentar novas metodologias de ensino são exemplos inspiradores para todos os docentes. Cada uma destas práticas diferenciadoras demonstra que inovar na educação é, acima de tudo, acreditar que é possível fazer diferente”. A Reitora salientou ainda que “a inovação pedagógica é uma atitude, uma forma de estar na academia, um compromisso diário, com a qualidade e a relevância do ensino que pretendemos oferecer”.
A Entrega dos Prémios de Inovação Pedagógica e Partilha de Práticas marca o início do Mês da Inovação Pedagógica, que se assinala ao longo de novembro. Sob o lema “Inspirar, Capacitar e Aplicar”, a iniciativa convida a comunidade académica a refletir, partilhar e experimentar novas abordagens de ensino e aprendizagem. O programa propõe uma viagem semanal por diferentes temáticas, destacando práticas, ferramentas e perspetivas que promovem a excelência pedagógica. A participação nas atividades está sujeita a inscrição prévia, a ser realizada através do formulário, disponível até dia 9.
O Mês da Inovação Pedagógica é uma atividade do GIP que procura contribuir para a qualidade e a inovação no Ensino Superior. A iniciativa pretende valorizar o trabalho dos docentes, fomentar uma cultura de partilha e desenvolvimento contínuo, disponibilizar recursos e momentos de diálogo que contribuem para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para a formação de uma comunidade académica mais dinâmica e inovadora.
A Edição 2024/2025 foi financiada pelo Consórcio EPIC - Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Impulso Mais Digital, promovido pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
