A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala em novembro o Mês da Inovação Pedagógica, uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), que convida a comunidade académica a refletir, partilhar e experimentar novas abordagens de ensino e aprendizagem. Sob o lema “Inspirar, Capacitar e Aplicar”, o programa propõe uma viagem semanal por diferentes temáticas, destacando práticas, ferramentas e perspetivas que promovem a excelência pedagógica.
O mês arranca com a Entrega dos Prémios de Inovação Pedagógica do ano letivo 2024/2025 e a respetiva partilha das práticas vencedoras. O evento irá decorrer a 5 de novembro, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca. A lista de premiados é composta pelos docentes Pedro Gaspar, Bertha Santos, Ricardo Campos, João Leitão e Ana Gouveia.
A segunda semana irá assinalar Boas Práticas com Inteligência Artificial. A 11 de novembro, pelas 15h00, Bernardo Sequeiros dinamiza o workshop “Por dentro dos LLMs: o que são, como funcionam e como os podemos usar?”. No dia 12, pelas 14h30, Clemente Pinto apresenta a ação “Chatbots no Apoio ao Ensino: oportunidades, exemplos e coisas estranhas”. Os dois momentos serão realizados online e estão disponíveis para docentes e estudantes da UBI.
A terceira semana de novembro irá centrar-se em Ferramentas Digitais de Apoio à Prática Pedagógica. Dia 18, pelas 16h00, Pedro Inácio irá apresentar o workshop “Estruturação da unidade curricular no Moodle”. A iniciativa decorre em formato presencial, no UBI Learning HUB (limitado às primeiras 20 inscrições), e online. No dia 19, pelas 14h30, Nuno Martins e Raquel Silveira dinamizam a sessão “Explorar o Canva: Criar com criatividade”. Dia 21, às 15h00, Teresa Barata será responsável pela iniciativa “Gamificação e Inovação Pedagógica: O Kahoot como Estratégia”. Os dois workshops serão realizados em formato online.
A última semana do mês conta com a dinamização da sessão online “Aprender, Ensinar e Investigar com o NotebookLM”, por Mário Martins, a 25 de novembro, pelas 16h30. O dia 26 fica marcado pela gravação ao vivo do podcast “Inspirar, Capacitar e Aplicar”, na passagem superior do Polo Principal da UBI. Os docentes Daisy Valle Enrique (Faculdade de Engenharia), António Marques (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), Sandra Ferreira (Faculdade de Ciências) e dois estudantes da UBI serão os convidados da conversa. O mês culminará com a publicação do podcast nas redes sociais da UBI.
A participação nos workshops está sujeita a inscrição prévia, a ser realizada através do formulário, disponível até 9 de novembro.
O Mês da Inovação Pedagógica é uma atividade do GIP-UBI que visa contribuir para qualidade e a inovação no Ensino Superior. A iniciativa pretende valorizar o trabalho dos docentes, fomentar uma cultura de partilha e desenvolvimento contínuo, disponibilizar recursos e momentos de diálogo que contribuem para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para a formação de uma comunidade académica mais dinâmica e inovadora.
Esta ação está inserida na Atividade 4 do projeto UBI Learning Hub II, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Impulso Mais Digital, promovido pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
