3. UBI em posição sólida no ranking mundial de universidades do THE

UBI em posição sólida no ranking mundial de universidades do THE

•   07 de setembro de 2020

A UBI mantém-se entre as 800 melhores instituições do mundo, de acordo com o World University Rankings. Em Portugal é suplantada apenas pelas academias das maiores cidades.

Ficheiro com o nome: the2020

A Universidade da Beira Interior (UBI) continua entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo pelo quinto ano consecutivo, segundo o ranking mundial organizado pelo Times Higher Education (THE). A edição de 2021 do World University Rankings (WUR) coloca a UBI no patamar 601-800, depois de analisadas mais de 1.500 academias.

Quando considerados os resultados obtidos pelas universidades nacionais, a UBI está no quarto melhor nível entre as universidades públicas, apenas suplantada pelas suas congéneres de Lisboa e do Porto. Partilha o mesmo estatuto com as restantes universidades da região Centro e ainda com o ISCTE, num ano em que três academias portuguesas perderam a posição do ano anterior.

Este resultado evidencia que a UBI conquistou uma presença sólida no WUR, mantendo-se no mesmo patamar, apesar do aumento constante do número de universidades analisadas. Entre 2019 e 2021 o número de instituições de Ensino Superior avaliadas subiu de 1.250 para 1.500.

O Times Higher Education World University Rankings 2021 inclui mais de 1.500 universidades sediadas em 93 países, fazendo dele o maior e mais diversificado estudo do sector. É elaborado a partir da avaliação de 13 indicadores que medem a performance da instituição em quatro áreas principais: Ensino, Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização.

A estes indicadores são depois adaptados outros rankings sectoriais, onde a UBI mantém presença habitual. Um dos mais relevantes é o Times Higher Education Young University Rankings, que avalia as melhores academias internacionais fundadas há menos de 50 anos, no qual a UBI surge no patamar 151-200.

World University Rankings 2021

Data da última atualização: 2020-09-07