O Encontro UBI Ciência e Inovação 2023 está de portas abertas, durante esta semana, e tem um programa criado para mostrar o contributo da academia na busca de soluções que melhorem a vida das pessoas. Está em destaque a investigação da UBI, nas suas diversas dimensões e estão previstas sessões ricas de partilha e diálogo.
“Tudo isto é possível porque temos uma comunidade de investigação vibrante, dinâmica e de muita qualidade”. A afirmação de Sílvia Socorro, Vice-reitora da Universidade da Beira Interior (UBI) para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, sintetiza não só a forte mobilização que existiu para o Encontro, como também o desempenho dos cientistas, ao longo dos últimos tempos.
Um desempenho que foi há poucas semanas reconhecido pelo Times Higher Education (THE), no seu “World University Ranking”. Nesse relatório, elaborado por peritos internacionais, a UBI surge como a terceira melhor a nível nacional, quando o parâmetro considerado é a qualidade da investigação. Esta realidade “abrange não só número de artigos publicados, mas também a sua qualidade, as citações de que são alvo e onde são citados”, salienta Sílvia Socorro, acrescentando: “Significa que estamos com uma investigação dinâmica e acreditamos que vai evoluir para ainda melhor, alcançado mais projeção a nível nacional e internacional”.
Mário Raposo reconheceu “a grata surpresa” deste posicionamento da UBI, mas clarifica que é fruto do trabalho de “todos os que fazem parte desta casa”, disse o Reitor durante a Sessão de Abertura do Encontro UBI Ciência e Inovação 2023, esta segunda-feira (20 de novembro). “Falar sobre ciência é sempre algo cativante e numa universidade tem toda a lógica. É um local onde esta se cria e se divulga, nas aulas — nas matérias que lecionamos aos nossos alunos —, e através das publicações em revistas científicas, nos livros e nos capítulos dos livros”, referiu, lembrando que a sociedade espera que a ciência que se desenvolve nas instituições tenha impacto. É por estar a fazer bem este trabalho que a UBI está a contribuir para o desenvolvimento da região em que se insere, “cumprindo o papel que lhe foi destinado”, disse ainda.
A Sessão de Abertura contou com o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, e do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes. Ambas as autarquias são parceiras da UBI em diversos projetos e manifestaram a ambição de continuarem a cooperação em prol da Cova da Beira. Áreas como a valorização de resíduos industriais de sectores tradicionais ou a aposta na digitalização e biotecnologia foram destacadas nas duas intervenções.
O Encontro UBI Ciência e Inovação 2023 aproveita as diferentes datas comemorativas [Semana da Ciência e Tecnologia] que existem a nível nacional e internacional para disseminar e divulgar a investigação da UBI.
No dia 21, a programação contemplará a “Sessão Europa e Agendas Mobilizadoras PRR” e a “Sessão FCT”, durante o dia. Mais tarde, decorre um espetáculo de Stand-Up Comedy “A Ciência é um espetáculo!”, com Carlos Vidal, antecedido por um Quizz de Ciência interativo.
No dia 23 de novembro, estão planeadas a “Sessão Inovação” e a apresentação de um conjunto de projetos diversos produzidos na Academia.
O dia 24 inclui a “Sessão PROMOVE: a ciência da UBI ao serviço do interior” e o lançamento da rubrica de comunicação de ciência intitulada “No Interior da Ciência”, que será implementada em colaboração com o Jornal do Fundão.
 |
|
_page-0001.jpg) |