O Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação abriu inscrições para as próximas edições do Fórum EPIC e dos Percursos de Inovação Pedagógica Transformadores, iniciativas que pretendem promover a partilha de práticas inovadoras e fortalecer a comunidade académica das suas instituições.
No dia 30 de janeiro de 2026, a Universidade da Beira Interior (UBI) acolherá o III Fórum EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, evento concebido para fortalecer o sentimento de comunidade e promover a inovação pedagógica. O programa desta edição está desenhado para que este seja um espaço de partilha de boas práticas e de experiências transformadoras no Ensino Superior.
O III Fórum EPIC irá incluir três modalidades de apresentação de trabalhos, abertas ao público das seis instituições do Consórcio EPIC: Workshop, Show and Tell e Apresentação Clássica de Trabalhos. As inscrições podem ser realizadas até 8 de dezembro, em consorcioepic.pt, no separador “Fórum”.
As novas edições dos Percursos de Inovação Pedagógica Transformadores destinam-se a docentes das seis instituições do consórcio e representam uma oportunidade de aprender boas práticas, desenvolver projetos de transformação pedagógica em unidades curriculares e partilhar experiências com colegas de outras instituições.
Os interessados podem optar por um dos quatro percursos de transformação disponíveis: +Digital, +Estudante, +Rede e +Plural. Composto por quatro etapas - Envolvimento, Planificação, Implementação e Compromisso – cada um dos percursos é acompanhado por facilitadores que dinamizam as atividades, combinando momentos online e presenciais. Estas etapas proporcionam uma experiência de aprendizagem ativa, centrada na transformação pedagógica, e estimulam a construção de redes de colaboração entre docentes, contribuindo para a melhoria contínua das práticas educativas. As manifestações de interesse podem ser submetidas até 8 de dezembro, em consorcioepic.pt, no separador “Nível Intermédio”.
O Consórcio EPIC procura melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais. É composto pela UBI, universidades do Minho e Aveiro, e os institutos politécnicos de Leiria, do Cávado e do Ave e de Viana do Castelo.
Este projeto insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.
