Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Consórcio EPIC abre inscrições para novas iniciativas no âmbito da inovação pedagógica

Consórcio EPIC abre inscrições para novas iniciativas no âmbito da inovação pedagógica

  • NOTÍCIA
  •   28 de novembro de 2025  

UBI recebe em janeiro o III Fórum EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.

Ficheiro com o nome: EPIC

 

O Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação abriu inscrições para as próximas edições do Fórum EPIC e dos Percursos de Inovação Pedagógica Transformadores, iniciativas que pretendem promover a partilha de práticas inovadoras e fortalecer a comunidade académica das suas instituições.

No dia 30 de janeiro de 2026, a Universidade da Beira Interior (UBI) acolherá o III Fórum EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, evento concebido para fortalecer o sentimento de comunidade e promover a inovação pedagógica. O programa desta edição está desenhado para que este seja um espaço de partilha de boas práticas e de experiências transformadoras no Ensino Superior.

O III Fórum EPIC irá incluir três modalidades de apresentação de trabalhos, abertas ao público das seis instituições do Consórcio EPIC: Workshop, Show and Tell e Apresentação Clássica de Trabalhos. As inscrições podem ser realizadas até 8 de dezembro, em consorcioepic.pt, no separador “Fórum”.

As novas edições dos Percursos de Inovação Pedagógica Transformadores destinam-se a docentes das seis instituições do consórcio e representam uma oportunidade de aprender boas práticas, desenvolver projetos de transformação pedagógica em unidades curriculares e partilhar experiências com colegas de outras instituições.

Os interessados podem optar por um dos quatro percursos de transformação disponíveis: +Digital, +Estudante, +Rede e +Plural. Composto por quatro etapas - Envolvimento, Planificação, Implementação e Compromisso – cada um dos percursos é acompanhado por facilitadores que dinamizam as atividades, combinando momentos online e presenciais. Estas etapas proporcionam uma experiência de aprendizagem ativa, centrada na transformação pedagógica, e estimulam a construção de redes de colaboração entre docentes, contribuindo para a melhoria contínua das práticas educativas. As manifestações de interesse podem ser submetidas até 8 de dezembro, em consorcioepic.pt, no separador “Nível Intermédio”.

O Consórcio EPIC procura melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais. É composto pela UBI, universidades do Minho e Aveiro, e os institutos politécnicos de Leiria, do Cávado e do Ave e de Viana do Castelo.

Este projeto insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.

Data da última atualização: 2025-11-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.