Cinco projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), de distintas áreas de conhecimento da Universidade da Beira Interior (UBI), foram premiados no concurso de Provas de Conceito do projeto UI.TRANSFER2.0, promovido pelo UBINNOVATIVE Tech Transfer.
Nesta iniciativa, os investigadores da UBI foram desafiados a submeter o seu projeto de I&D, com o objetivo de obterem financiamento para estimular e acelerar o desenvolvimento tecnológico, criando assim condições para se valorizarem comercialmente e antecipar a sua chegada ao mercado.
Nesta edição do concurso, foram recebidas 11 candidaturas, com o júri a premiar SmartPack (4,4 pontos), Oral Health (4,3 pontos), Pack2x (4,2 pontos), NanoDeteC (4,2 pontos) e SECRETHERA (4,1 pontos). Todos os projetos foram avaliados em função do seu potencial comercial, inovação tecnológica, viabilidade e equipa de investigação.
O projeto SmartPack, cujo investigador principal é Ângelo Luís (RISE Health e FibEnTech), assenta no desenvolvimento de embalagens sustentáveis e inteligentes que procuram aumentar o tempo de conservação dos alimentos.
Quanto ao projeto Pack2x, coordenado por Pedro Dinis Gaspar (C-MAST), propõe-se a desenvolver e validar um sistema inovador de acondicionamento térmico passivo para a cadeia de frio, adequado para produtos alimentares e farmacêuticos.
Já os projetos Oral Health e NanoDetec, de Carla Cruz e Ângela Sousa (ambas investigadoras do RISE Health), procuram alcançar uma solução inovadora para o tratamento de lesões pré-cancerígenas provocadas pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano), bem como o desenvolvimento de um dispositivo eficaz na identificação precoce de algumas tipologias desse mesmo vírus.
SECRETHERA, liderado por Graça Baltazar (RISE Health), baseia-se no desenvolvimento de uma terapia regenerativa inovadora.
A avaliação teve como júri Sílvia Socorro (Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento), que presidiu, e ainda Edgar Nave (UBINNOVATIVE Tech Transfer), Sara Lima Correia (Investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde) e Luís Caixinhas (Engenheiro de Patentes - Inventa).
Todos estes projetos beneficiarão de um prémio individual de 10.000,00€, destinado à aquisição de consumíveis, equipamentos, instrumentos de laboratório, serviços de apoio e consultoria para o desenvolvimento de protótipos.
O objetivo deste concurso passou por estimular a maturidade de projetos inovadores e a sua transição para estágios de desenvolvimento robustos o suficiente, que possam ser alvo de proteção da Propriedade Intelectual, serem licenciados à indústria ou originarem uma spin-off universitária assente na exploração comercial destas tecnologias.
O concurso de Provas de Conceito inseriu-se nas atividades do projeto UI.TRANSFER2.0: Universidades como Interface para a Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, cofinanciado pelo Portugal 2030, através do programa operacional Compete 2030 e pela União Europeia. Este projeto tem como objetivo aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico das universidades, através de dinâmicas concebidas em rede.
Além da UBI, o projeto integra ainda a Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a TecMinho.