Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI com financiamento para 19 novos projetos de investigação em áreas estratégicas

UBI com financiamento para 19 novos projetos de investigação em áreas estratégicas

  • NOTÍCIA
  •   04 de agosto de 2025  

A Universidade lidera 13 iniciativas e participa em seis como parceira.

Ficheiro com o nome: Projetos FCT

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) assegurou financiamento nacional para 19 projetos de investigação, através dos quais vai contribuir para o avanço científico em áreas que vão desde a saúde à inteligência artificial, passando pela sustentabilidade energética, materiais inovadores e tecnologias de informação e comunicação, entre outras.

O apoio surge no âmbito do concurso de 2024 para Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e traduz-se na captação de um valor superior a 4 milhões de euros para os 19 projetos, cofinanciado por fundos europeus, nomeadamente pelo COMPETE2030 e pelos Programas Regionais do Norte, Lisboa, e Algarve, e por verbas da FCT, através do Orçamento do Estado. Para a concretização dos trabalhos, a UBI investe cerca de 372 mil euros em fundos próprios, demonstrando o empenho estratégico da instituição com o desenvolvimento da ciência e da inovação.

Do total de projetos aprovados, 13 são liderados pela UBI (que terão um financiamento a rondar os 2,8 milhões de euros) e em seis a nossa universidade participa como parceira (com apoio de 1,2 milhões de euros).

Entre os projetos coordenados por investigadores da UBI estão “CyberDCµGrids” (liderado por António Marques Cardoso, focado na cibersegurança e resiliência de microrredes de corrente contínua; “EPIDS” (Manuela Pereira), para explorar a codificação de imagem plenótica para armazenamento em DNA sintético; “Exercise4Brain” (Mário Marques) que vai analisar a relação entre treino de força e função cognitiva em indivíduos com défice cognitivo; “HOPE” (Carla Cruz) que visa reforçar a terapêutica no cancro do pulmão; “HY4Bone” (Ilídio Correia), que se destina a desenvolve hidrogéis com grafeno para regeneração óssea; “miRCapt” (Fani Sousa), para estudar a entrega direcionada de híbridos de pre-miRNA e nanotubos de carbono em terapias contra o cancro do pulmão; “OBIAJOR” (João Canavilhas), que cria um observatório de inteligência artificial no jornalismo; “PLASMUS” (Mohammadmahdi Abdollahzadehsangroudi), uma investigação sobre combustão sustentável de amoníaco enriquecido com plasma; “RESCUE” (Graça Baltazar) que procura melhorar estratégias baseadas em células estaminais para recuperação de lesões isquémicas; “SensHealRecApp” (João Nunes-Pereira), que aposta no desenvolvimento de materiais recicláveis com capacidades de auto-sensorização e auto-reparação; “SlowPD” (Ana Clara Cristóvão) que vai trabalhar no desenvolvimento de um medicamento inovador para travar a progressão da doença de Parkinson; “STAR Innovation” (Adriana Oliveira dos Santos) para investigar tecnologias simples para melhorar a absorção de fármacos desafiadores; e “SYNERGIZE-PD” (Liliana Bernardino), que vai desenvolver o estudo da interação entre Argonauta-2 e miRNAs para novas terapias na doença de Parkinson.

Nos projetos em parceria, a UBI participa com outras instituições nacionais em áreas tão diversas como a saúde, ambiente, têxtil e espaço: “DeepNDye” (com a Universidade do Minho), aposta em tinturaria têxtil sustentável com solventes eutécticos profundos, com a participação da investigadora da UBI Isabel Gouveia; “EBI-Guardian” (Instituto Politécnico da Guarda), para estudar biomarcadores imunológicos da cognição em idosos, com Ignacio Verde; “MultImagePCQ” (Instituto de Telecomunicações), foca-se em codificação e qualidade de imagens multivista, com Maria Sousa; “Red4Cardio” (IPG), para desenvolver formulações naturais à base de frutos vermelhos para prevenir doenças cardiovasculares, com Gilberto Alves. “SPACE” (Universidade do Porto), irá investigar a vigilância e controlo do ambiente espacial terrestre, Anna Guerman; “SpermFit” (Universidade de Aveiro), para abordar os efeitos transgeracionais da obesidade paterna infantil através de intervenções para perda de peso, com Branca Silva.

Em termos de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) da UBI, a Rise-Health UBI lidera em número de projetos aprovados (10), seguindo-se o C-MAST com três. O Instituto de Telecomunicações conta com dois projetos. Já o LabCom, CIDESDFibEnTech e CISE veem um projeto financiado cada uma.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Data da última atualização: 2025-08-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.